Quer aprender a cultivar sua planta-jade (Crassula ovata) em um vaso?
Também conhecida como bálsamo-de-jardim, árvore-da-amizade, árvore-da-prosperidade ou árvore-do-dinheiro, a Crassula ovata é uma suculenta de fácil cultivo. Suas folhas são verde-escuras, podendo clarear ao sol e apresentar bordas avermelhadas. É uma ótima opção para cultivar em ambientes internos e externos, sendo bastante durável e ideal para a técnica de bonsai.
![]() |
Pré-bonsai bálsamo-de-jardim/planta-jade (Crassula ovata), com forração de erva-longa (Sibthorpia europaea). |
Curiosidade: na Ásia, é conhecida como árvore do dinheiro e usada para atrair sorte e prosperidade financeira, sendo frequentemente colocada perto de entradas de empresas e lojas.
A planta-jade é originária da África do Sul e de Moçambique, e pertence à família Crassulaceae. Quando cultivada no solo, pode atingir quase dois metros de altura. Com longa expectativa de vida, uma planta bem cuidada pode durar por gerações.
Essa planta é de fácil manutenção, mas precisa de quatro cuidados essenciais para se adaptar e sobreviver em um vaso em ambiente interno:
1. Rega
A planta-jade armazena água em suas folhas e caule, portanto, não tolera solo úmido ou encharcado. No entanto, se o substrato permanecer seco por muito tempo, as folhas podem murchar e cair. Para saber se é hora de regar, afunde meio dedo no solo; só regue se estiver seco. Ao regar, use um regador ou deixe a água escorrer pelos furos do vaso. Molhar as folhas não é um problema, apenas evite colocar a planta ao sol imediatamente após a rega, pois isso pode queimá-las. Se a planta estiver florescendo, evite molhar as flores, pois são delicadas.
2. Iluminação
A luz é essencial para o crescimento e sobrevivência da planta-jade. Coloque-a próxima a uma janela bem iluminada, com incidência de luz solar direta, se possível. Caso não seja viável, a luz artificial pode ser usada como substituta. Em quintais ou sacadas, pode ser exposta diretamente ao sol, mas evite geadas, pois ela não tolera bem o frio.
3. Solo
Por ser uma suculenta, a planta-jade prefere solo bem drenado. Use duas partes de terra para uma de areia grossa e adicione pedriscos no fundo do vaso (cerca de três dedos em vasos médios e grandes) para melhorar a drenagem. Prefira vasos grandes e pesados, para evitar que a planta caia à medida que cresce.
4. Adubação
Adube a planta-jade a cada três meses com adubo orgânico, evitando adubos que fermentem para não apodrecer a planta. Caso tenha acesso a esterco, ele é uma boa opção. Se não, pode usar pó de café, casca de ovo seca e triturada (não ao mesmo tempo) ou adubos específicos para suculentas, encontrados em mercados ou lojas de jardinagem.
Como Fazer a Planta Florescer
![]() |
A imagem nesta foto é da Crassula ovata 'Hummel's Sunset', uma variedade com folhas em tons de verde-limão e amarelo, apresentando bordas intensamente avermelhadas. Fonte: www.gardenia.net |
Para florescer, a planta-jade precisa ter cerca de 10 anos de idade e condições de clima adequadas. Como ela é nativa da África do Sul, requer um clima temperado com sol abundante e outonos e invernos definidos para estimular a floração. No Brasil, isso é raro, mas algumas regiões do sul do país ou cidades do interior de São Paulo, onde o inverno é mais rigoroso, podem favorecer o florescimento.
Para simular o ambiente ideal, especialmente em cidades de clima mais ameno, siga estas dicas:
- Outono: Coloque a planta no local mais frio da sua casa ou quintal.
- Inverno: A planta precisa de uma temperatura média de 13 ºC, evitando exposições abaixo de 10 ºC. Durante esse período, ela também precisa de dias mais curtos e pelo menos 12 horas de escuridão total à noite. Pode cobri-la com um pano preto para simular, mas evite tecidos pesados que possam danificar a planta. Reduza as regas drasticamente.
- Fim do inverno: Leve a planta para fora para que ela retorne ao ciclo normal. Entre o final do inverno e o início da primavera, ela começará a florescer.
Observação: evite adubação durante o outono e o inverno. Quando retornar a planta para o ambiente externo, faça isso gradualmente para não causar queimaduras nas folhas.
Poda
Para que a planta-jade tenha a aparência de um bonsai, faça podas regulares nos galhos e folhas para manter o formato compacto e a estética de uma mini árvore. Quando um galho começar a crescer, conte dois nós e corte acima do segundo nó.
Propagação
A planta-jade pode ser propagada a partir de estacas de caule e folhas.
- Por folhas: Retire a folha rente ao galho, sem quebrá-la, e coloque-a sobre terra úmida para enraizar.
- Por estacas: Após cortar a estaca, deixe-a secar por dois dias antes de plantá-la em solo próprio para suculentas.
Em ambos os métodos, a planta jovem precisará de mais água que uma adulta, mas, ao atingir cerca de seis folhas, a rega pode ser reduzida. Evite exposição direta ao sol durante a propagação, mas garanta que receba luz suficiente.
![]() | |
|
Pragas Comuns
- Fungos: Evite o excesso de água, pois a umidade pode causar fungos, levando à perda de folhas e até à morte da planta.
- Cochonilhas: Caso apareçam, limpe imediatamente com um cotonete embebido em álcool isopropílico diluído em água. Se não removidas, as cochonilhas podem sugar a seiva e matar a planta.
Agora que você sabe como cultivar sua planta-jade (Crassula ovata), aproveite para trazer beleza, sorte, prosperidade e até atrair mais dinheiro para sua casa!
"Que seu jardim traga paz e alegria!"
Gostou do post? Siga o blog para mais dicas de jardinagem!
Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário e responderei em breve!
0 comentários